A sigla do método BLW refere-se ao método Baby-Led Weaning, na tradução literal: desmame guiado pelo bebê. Contudo, isso não significa necessariamente o fim da amamentação, mas sim, a introdução de alimentos sólidos por meio da autoalimentação dos bebês.
Como funciona o Método BLW?
O método BLW consiste na introdução alimentar de bebês sem o uso de papinhas, alimentos amassados ou utensílios especiais. Nesse método, o bebê recebe a comida na consistência natural e deve ser encorajado a pegar os alimentos e levá-los à boca. Dessa forma, é o bebê que decide o que quer e quanto quer comer em cada refeição.
Quando começar o Método BLW de Introdução Alimentar?
Contudo, a amamentação seja ela feita com leite materno ou não, atende as necessidades nutricionais do bebê até os 6 meses de vida. Então, após o 6º mês, a amamentação deve ser complementada com a introdução de alimentos sólidos. Afinal, nessa idade, o bebê já possui maturidade gastrointestinal, renal e motora para receber os alimentos sólidos.
É preciso estar atento aos sinais de prontidão do bebê para dar início a Introdução Alimentar.
Quais são os primeiros sinais de prontidão dos bebês?
- Ficar sentado sozinho e sem apoio;
- Sustentar bem a cabeça e o pescoço;
- Ter firmeza para segurar os objetos com as mãos e já mostra interesse em levá-los até a boca;
- Demonstrar interesse e curiosidade pelos alimentos.
Confira 7 Benefícios do Método BLW de Introdução Alimentar:
- Desenvolvimento da coordenação motora;
- Desenvolvimento sensorial em diversos aspectos;
- Incentivo a fala, devido ao fortalecimento da musculatura da boca da mandíbula;
- Não é necessário manipular ou trapacear o bebê durante a alimentação, deixando-o que conheça todos os alimentos e aos poucos vai decidindo o que mais gosta;
- Maior interação familiar;
- Desenvolvimento de hábitos saudáveis;
- Redução das taxas de obesidade, devido ao controle e autorregulação do apetite.
É normal que no início a criança prefira mais brincar a comer. Afinal, a ideia do método BLW é justamente essa, que o bebê conheça a comida, amasse, tente chupar, cheire, conheça cores e sabores diferentes, etc. A família deve deixá-lo à vontade para experimentar, sem se preocupar com a quantidade do que é realmente ingerido e com o tempo de duração da refeição, criando assim um hábito alimentar.
O risco de engasgamento é maior?
O método BLW não representa maiores riscos de engasgo, afinal a introdução dos alimentos deve ser feita baseando-se nos sinais de desenvolvimento do bebê. Assim como na Introdução Alimentar convencional, o bebê deve estar sempre supervisionado por um adulto responsável para evitar qualquer acidente.
Importante: Antes de iniciar qualquer processo de introdução alimentar, é importante que fale com sua pediatra e/ou nutricionista infantil.
🤍 Acompanhe a Freso Baby nas redes sociais: Instagram, Facebook e Pinterest.
🛒 Acesse nosso site e confira a linha completa de produtos.
Gostou de saber mais sobre esse assunto ou quer compartilhar algo com a gente?
👇 Deixa seu comentário aqui embaixo.