A introdução alimentar é o período onde o bebê já está pronto para receber alimentos além do leite materno. Geralmente é a partir dos 6 meses de idade que as crianças começam a provar comidas sólidas pela primeira vez.
Nesse sentido, para os pequenos, todos os dias são cheios de novidades e conhecimento. Bem como para os pais que acompanham esse desenvolvimento. São várias as informações e estímulos apresentados ao bebê ao longo dos dias.
Essa fase exige muito esforço dos pais, o acompanhamento de um pediatra simultaneamente a um nutricionista. Juntos eles vão garantir que a introdução alimentar seja feita da maneira ideal para o seu filho.
Mas para não deixar os pais de primeira viagem perdidos, nós vamos te dar um panorama sobre o assunto e também deixar uma receita especial para você oferecer ao seu bebê. Vamos nessa?
Como deve ser feita a introdução alimentar?
O processo de introdução alimentar é aquela fase em que o bebê passa a receber novos alimentos, de forma complementar ao leite materno ou a fórmula infantil. É, nesse momento que o bebê começa a se aventurar por novos sabores, aromas e texturas.
Acima de tudo, é importante ressaltar que a introdução alimentar é um processo longo e de muita paciência, afinal, alguns alimentos podem não ser bem recebidos pelo bebê logo no primeiro contato. E isso faz parte do desenvolvimento da criança – forçá-la a comer não é o melhor caminho ou solução.
Normalmente os médicos indicam que a introdução alimentar comece a partir dos 6 meses, quando o bebê passa a apresentar sinais de prontidão como conseguir sustentar o tronco e a cabeça sozinho, demonstrar interesse pelos alimentos dos adultos e já começa a levar objetos até a boca.
Como começar?
A introdução alimentar pode ser iniciada com papinhas de ingredientes naturais e sem temperos fortes ou industrializados. Além disso, aliar as papinhas com frutas e legumes em pedaços macios ou amassados são ótimos para esse processo.
Dessa forma, ao servir os alimentos separadinhos o bebê consegue, em uma única refeição, ter diversas experiências e contato com um maior número de alimentos. Enriquecendo assim, o paladar dos pequenos e aprimorando o desenvolvimento. A seguir, temos uma receita simples, prática e saborosa para servir ao seu bebê neste período:
PURE DE BANANA COM MORANGO
Indicação: bebês de 6 a 10+ meses
Ingredientes:
10 morangos pequenos;
1 banana;
Modo de Preparo:
Amasse bem a banana e os morangos. Por fim, misture tudo até chegar na consistência desejada e sirva em seguida.
*É importante que, antes de iniciar esse processo, consulte o pediatra para se certificar da maneira mais adequada de servir os alimentos para o seu bebê.
🤍 Acompanhe a Freso Baby nas redes sociais: Instagram, Facebook e Pinterest.
🛒 Acesse nosso site e confira a linha completa de produtos.
Gostou de saber mais sobre esse assunto ou quer compartilhar algo com a gente?
👇 Deixa seu comentário aqui embaixo.